sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PARABENIZA MATÉRIA‏

Prezado Professor Ricardo Vieira,

Parabenizo-o pela excelente matéria publicada no Blog do Castanha.(Identidade Cultural e Escola) O que está acontecendo com a nossa juventude é a ALIENAÇÃO CULTURAL, POLITICA, ÉTICA, MORAL, RELIGIOSA, e principalmente a falta de respeito e amor a suas raizes.

Mas, não os culpo inteiramente, coitados só conhecem a cultura através das emissoras de TV localizadas no Sudeste, principalmente a "Venus Platinada", que lhes mostra em programas, novelas, realytes shows de baixo nivel, como se devem comportar, ditam os modismos e os "alienados" acham o máximo!

Por intermédio da "lavagem celebral" da mídia, chega-se ao absurdo de "comemorar" o HALLOWEEN, uma tradição puramente Anglo-Saxonica, mas que os nordestinos "americanizados", também comemoram. As escolas fazem festas, crianças fantaziadas, etc.e o pior: incentivadas pelos diretores e professores, até ESCOLA PÚBLICA COMETE ESTE CRIME CULTURAL, que em tese, deveria incentivar e promover a cultura local e regional, e não implantar "culturas alienigenas" no ambiente escolar.

Quem são os culpados? As TVs do Sudeste? Os Professores e Diretores de Escolas? Os pais? O contexto da sociedade local? Os promotores de eventos culturais? Os Governantes? Os Diretores das TVs Públicas, que seria um contra ponto na programação oferecida pelas TVs abertas? Os "donos" de programas de rádio, com os famosos "Jabás"?.A falta de uma grade curricular nas escolas publicas, que inclua todas as expressões culturais local e regional? A falta de incentivos financeiros aos artistas locais, para que seus trabalhos sejam divulgados a nivel nacional? A TVE de Pernambuco, não transmitir programação cultural a nivel nacional através de satélite? Ou a somatória de tudo?

No Paraná tem a TV Paraná Educativa (TV aberta), que transmite através de satélite (B1), extensa programação cultural, etnica, toda voltada para a cultura paranaense e gaucha, que pode ser sintonizada através das parabólicas em todo o País. Tem programas de alto nivel, principalmente os apresentados em parceria com a Universidade do Paraná.

Onde está a Diretoria da TV Educativa de Pernambuco, que não faz gestão junto ao Ministério das Comunicações para que a emissora transmita através do satélite B1, para que todo o País possa captar o sinal através das parabólicas? Será que a rica cultura musical e artistica de Pernambuco, não é digna de ser transmitida a nivel nacional?

Tem um canal do satélite Brasilsat 1( Canal 21) que até o ano passado era usado pela TV Diário, de Fortaleza-CE, que transmitia somente programação local, incentivando e prestigiando a cultura cearense, mas infelizmente por pressão de uma emissora do Sudeste, a transmissão foi tirada do satélite, sobre o "argumento" de que a TV Diário era uma emissora local e não poderia transmitir a nivel nacional. Porque a TV Educativa de Pernambuco não reivindica este canal para transmitir sua programação a nivel nacional, a exemplo das TVs Educativas de São Paulo, Rio e Paraná?.

Tem um guerreiro em Pernambuco, que mantem um programa de 45 minutos, transmitido pela TVE do Rio de Janeiro: é o programa SOM NA RURAL, que mostra a genuina cultura pernambucana, mas pelo que suponho, não tem apoio de ninguem, principalmente das autoridades responsáveis pela cultura no Estado de Pernambuco.

Desculpe-me por tomar o seu precioso tempo, mas eu tinha que dizer alguma coisa sobre a metéria. Quanto ao "lixo musical" da Bahia, é uma industria, com grandes interesses financeiros e politicos envolvendo a classe artistica bahiana, mas da qual falarei oportunamente.

Atenciosamente,

Valdemiro Silva - (
valdonvv@yahoo.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário