domingo, 7 de fevereiro de 2010

III NOITE DO MARACATU




Tinha tudo para ser um evento perfeito promovido pela Prefeitura de Gravatá. Mas, infelizmente, não foi. A III Noite do Maracatu, realizada ontem, sábado, 06 de Fevereiro, foi marcada por garfes e provocações.


Um momento tão lindo, tão pernambucanamente verdadeiro, com a participação de quatro grupos: O Maracatu Nação Camaleão, do Maracatu Rural Águia Dourada de Glória do Goitá, do Caboclinho de Buenos Aires, do Maracatu do GAMR – Grupo de Apoio aos Meninos de Rua – representando a nossa cidade, junto com o grupo da Terceira Idade.

Com os atrasos comuns a estes eventos, as agremiações saíram da R. Vereador Elias Torres em direção a Estação do Artesão, com parada obrigatória em frente ao Palácio do Governo Municipal, onde estavam presentes o Prefeito Ozano Brito e família, vereadores, funcionários, outros convidados e agregados.

Tudo lindo, tudo maravilhoso, tudo uma beleza que palavras são dispensadas. Até que uma componente do GAMR pediu o microfone e agradeceu ao ex-prefeito Joaquim Neto. Nos olhamos sem entender... Onde estava Joaquim Neto? A garfe foi seguida de um grande constrangimento, com onomatopéias de repúdios.

E não parou por aí.

Quando o Maracatu Águia Dourada se postou para sua apresentação, o mestre puxador das canções dedicou seus versos a decisão do TRE que deu o direito de Ozano Brito continuar exercendo o cargo de executivo. Sem respaldo do público, o puxador seguiu cantando versos que davam glórias ao prefeito.

Me faço duas perguntas até agora:

1- Será que foi idéia (palavras) do puxador provocar os eleitores de Bruno Martiniano que estavam presentes? Se realmente foi idéia dele, devo me arrepender de não ter ido cumprimentá-lo por ser uma pessoa muito bem informada da política local e transformar essas informações em versos tão instigantes. E se não foi idéia dele, de quem foi?

2- Porque os artistas não podem ser independentes, sem se arriscarem a tomar partido, sem bajulações, sem comprometerem-se demais com o público, que simplesmente prestigiam o trabalho que eles desenvolvem? Que valores eles esperam conseguir?

Maracatu Rural é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana e os eventos que colaboram para que a cultura deste tipo de amostra esteja presente na vida de todas as pessoas que admiram e que valorizam, são importantíssimos.

Mas, para que estes blocos, agremiações, nações, estejam cumprindo o seu papel dignamente, representando seu povo, é preciso que seus dirigentes e diretores estejam atentos a investidas políticas que podem manchar a imagem da força cultural, que historicamente, nunca precisou apresentações apelativas.

0 comentários:

Postar um comentário